As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 05 de junho de 2021 e serão  encerradas às 23:59h do dia 27 de agosto de 2021.

A premiação acontecerá no dia 25 de novembro com local a ser confirmado pela organização.

 

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Klaus Schumacher, organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores com o apoio da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne.

O prêmio é um reconhecimento a empresa, cuja atuação tanto no próprio setor quanto na sociedade vem servindo de referência pelo empenho, dedicação, visão, empreendedorismo, inovação, aprimoramento e preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores e do município como um todo. É a oportunidade do reconhecimento de todo um trabalho e do merecido destaque no meio empresarial e na sociedade.

Este ano as inscrições acontecem por meio de um edital disponível no site www.premioks.org.br O objetivo desta mudança foi proporcionar maior transparência, estimulando assim as práticas de gestão. O edital serve também como referência na análise de diversos aspectos para a condução da gestão empresarial e o prêmio engloba cinco categorias independente do tamanho da empresa: inovação (empresa inovadora), atendimento (melhor atendimento), sustentabilidade (melhores práticas sustentáveis), social (melhores práticas sociais) e recursos humanos.

A definição dos vencedores de cada categoria acontecerá através de análise, avaliação e votação de instituições independentes, buscando ainda mais transparência em todo o processo. Conforme a presidente da Acirne, Cassiane Antunes, o edital serve também como um diagnóstico de gestão. “O documento também nos serve como estímulo para melhorar nossas práticas de gestão e ainda destaca toda a transparência no processo. Parabenizo a todos os integrantes do núcleo de jovens empreendedores que por meses trabalharam na construção deste projeto, que serve como uma autoavaliação em termos de gestão empresarial”, destaca.

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 05 de junho de 2021 e serão  encerradas às 23:59h do dia 27 de agosto de 2021.

Quem foi Klaus Schumacher

O prêmio Klaus Schumacher foi criado em 2009 em homenagem ao empresário e fundador da Empresa Ceramarte nascido em 13 de novembro de 1925, em Hamburgo, na Alemanha. Em 1956 fundou uma das empresas mais tradicionais do ramo. Faleceu em Curitiba em 03 de julho de 2011 aos 85 anos de idade.

Klaus tinha como suas principais ferramentas o trabalho, criatividade e determinação. Até 1970 a Ceramarte esteve voltado apenas para o mercado interno na produção de canecos para festivais e bailes de chopes e na fabricação de azulejos, e a partir desta data, partiram para a exportação de canecos, garrafas, panelas de cerâmicas, frascos de perfumes, bibelôs e peças decorativas.

Na década de 1990, a Ceramarte atingiu o ápice de sua produção e expansão, chegando a empregar cerca de 1.700 pessoas em 1992. Além do seu talento industrial, Klaus Schumacher teve um papel fundamental na condução e manutenção dos destinos da Associação Hospitalar Rio Negrinho, hoje Fundação Hospitalar Rio Negrinho. Esta entidade denominou “Klaus Schumacher” o seu Banco de Leite Humano. Teve também um papel preponderante na criação do Aero Clube de Rio Negrinho. Com seu espírito arrojado e empreendedor fez uma incursão na montagem de helicópteros. Estava sempre olhando ao redor, procurando algo que podia ser transformado. Muitas vezes, durante viagens, parava na estrada para recolher, em barrancos, amostras de argila para testar novas misturas de massa cerâmica e queimá-las a diferentes temperaturas, só para ver o resultado.

Foi assim que o empresário Klaus Schumacher, investiu quase 30 anos em pesquisas no desenvolvimento de uma massa cerâmica que agregasse diferenciais únicos. Assim conseguiu desenvolver a cerâmica refratária, um feito de enorme importância, de modo que a Ceramarte, empresa de Rio Negrinho, vem ampliando de forma rápida sua participação no mercado nacional e internacional com a linha de cerâmica refratária de mesa, inédita no mundo, com a marca Ceraflame.

Em 2006, nos 50 anos da história da Ceramarte, como reconhecimento a municipalidade de Rio Negrinho entregou a Ordem do Mérito Municipal, e, em novembro de 2009, a Acirne realizou um jantar em homenagem a Klaus Schumacher, instituindo a partir desta data o “Prêmio Klaus Schumacher”.